Depois de assumir a gerência do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini em fevereiro deste ano, a Fundação do ABC (FUABC) poderá administrar o futuro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá. O prefeito em exercício e secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Jr. (PT), informou que a intenção da prefeitura é firmar novo contrato com a entidade regional.
“Em cinco meses, é notória a diferença de qualidade no Hospital Nardini e muito tem a ver com a atuação da FUABC lá. Por conta disso, é quase certo que a FUABC vai gerir também o AME de Mauá. Vamos debater com o prefeito (Oswaldo Dias), mas a intenção é contar com a FUABC”, revelou Paulo Eugenio.
A unidade do AME, aparelho custeado pelo Governo do Estado, ficará na Rua Américo Perrella, s/nº, no Centro, no antigo prédio da Unidade Básica de Saúde central. Reformas estão sendo feitas desde o ano passado, e a previsão da administração municipal é entregar a estrutura até o fim deste mês.
Polêmica – Inicialmente previsto para ser instalado em Mauá, o AME chegou a ser transferido para a cidade de Santo André, sob o argumento de maior necessidade do município em relação à de Mauá. Na ocasião, Dias afirmou que a alteração do aparelho era jogo político do governo estadual, então comandado pelo agora presidenciável José Serra (PSDB).
Após reclamação formal do poder público mauaense, a Secretaria do Estado da Saúde optou por construir duas unidades do AME, uma em Mauá e outra em Santo André.
A expectativa da prefeitura de Mauá é que o ambulatório auxilie no escoamento de atendimento de emergência, desafogando o fluxo de procura do Hospital Nardini. “Com as quatro Unidades de Pronto-Atendimento e o AME, pretendemos deixar o Hospital Nardini apenas para cirurgias mais complexas e pediatria, e não mais para atendimento”, completou Paulo Eugenio.